terça-feira, 28 de abril de 2009

Projeto gaúcho está entre selecionados para o PIC Animação



A série X-Coração, da Cartunaria Desenhos, foi um dos 25 escolhidos para participar de uma oficina com especialistas, de diversos países, em São Paulo. A iniciativa busca aprimorar a produção audiovisual brasileira de animação e sua inserção no mercado internacional.
(24/04/2009)

A série de animação X-Coração, ou X-Heart, de Lisandro Santos, produzido pela Cartunaria Desenhos, foi um dos 25 selecionados pelo Brazilian TV Producers para o Programa Internacional de Capacitação que acontecerá de 4 a 8 de maio, em São Paulo. Trata-se de uma oficina com especialistas de diversos países, que busca aprimorar a produção audiovisual brasileira de animação e sua inserção no mercado internacional. A iniciativa visa ainda orientar os produtores a estabelecer parcerias e coproduções com canais de TV, no Brasil e no mundo.

Os projetos selecionados pelos critérios dos especialistas internacionais da banca examinadora foram os que apresentaram maior excelência, pertinência e viabilidade para o mercado nacional e internacional. A programação da oficina incluirá palestras, aulas práticas e consultoria individual. Os 25 projetos selecionados estarão em um catálogo especial que será distribuído a TVs e demais compradores. Em junho, os cinco melhores projetos participarão de um pitching com canais de televisão públicos e privados durante o Fórum Brasil, em São Paulo.

A equipe internacional que ministrará o PIC Animação é formada por Jacques Bensimon (ex-presidente do National Film Board of Canadá); Heather Kenyon (ex-diretora de Programação da Cartoon Networks); Tanya Kelen (especialista em distribuição da Breakthrough Films Canadá); Emmanuèle Petry (especialista em mercado internacional responsável por co-produções na Millimages); Madeleine Levesque (presidente da Productions 49e Avenue) e que durante dez anos esteve à frente da TV Teletoon, canal especializado em animação; Cathy Chilco (produtora responsável pela difusão internacional e realização do programa Vila Sésamo) e Josh Selig (fundador e presidente do Little Airplane Productions).

O Brazilian TV Producers (BTVP) é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) e tem como objetivo ampliar o mercado para o audiovisual brasileiro. No mesmo modelo do PIC Animação, o BTVP realizará um PIC para Documentários no segundo semestre deste ano.

Confira os 25 projetos selecionados:

1. “The adventures of Lua and Kaloo” - 4..2 Produtora
2. “Captain Constantine and the Salty Pudding Island” - 44Toons
3. “The Mongrel” - Academia de Filmes
4. “Why it does not work?” - AGente QUE FEZ produções
5. “ABCDroids!” - Animassauro
6. “The Corner” - BAT Produções
7. “Ivy and Friends” - Cacomotion
8. “Qui Qui Biscuit” - Cadux
9. “X-Heart” - Cartunaria Desenhos
10. “The Pororoca Gang” - Central de Produção
11. “Zica’s Misadventures” - Cinema Animadores
12. “Trunk Train” - Copa Studio
13. “Hackerteen” - DayDreamLab
14. “Just 4 You” - Destiny International
15. “Mambo Jungle” - Editora Faglianostra
16. “The Babel Building” - Jah Comunicação
17. “Coffin Joe” - Labo Cine Digital
18. “Moby Dick” - Lightstar Studios
19. “Sub-D Spaceship” - Maria Bonita Filmes
20. “Jorel’s brother” - Mirabolica
21. “Haunted Tales for Wicked Kids” - Neoplastique
22. “Ipsis & Litteris The Neurons” - Nset Produções
23. “Eu-Gene” - Rocambole Produções
24. “Find Me” - Sumatra VFX
25. “Magnitka” - TV PinGuim.

Nenhum comentário: